terça-feira, 20 de outubro de 2009

Partilha da África - Possessões alemãs e italianas

O texto a seguir foi originalmente apresentado em forma de slides (Power Point- TM), pelas acadêmicas: Angela, Débora, Gilmara e Priscila D.
O formato original foi convertido para este post, preservando as imagens utilizadas pelo grupo e seu conteúdo na íntegra. As referências estão ao final.

Impressões do trabalho de pesquisa
Complexo.
Informações desconexas nas referências encontradas.
Pouca referência.
Dificuldade em elaborar um material didático pela falta de referências.

Colônias Alemãs: África Oriental, Sudoeste africano, Camarões e Togo.






Cartaz colonialista alemão do inicio do século:
“Sem nossas colonias,
não teríamos matéria-prima”











África Oriental Alemã em vermelho; e outras colônias alemãs
em azul












Colônias Italianas: Líbia, Somália, Parte da Argélia e Tunísia.

Somália





Bandeira da África Oriental Italiana






Somália










Como se deu a colonização:

Divisão do território – Conferência de Berlim (1884)
Os dois países entraram por último na disputa territorial por conta do tardio processo de unificação nacional, isso fez com que seus territórios coloniais fossem mais reduzidos.
Após a conferência, o continente africano estava dividido geograficamente, cada país participante desta conferência recebeu uma parte do território para exploração.

Concessões Italianas e Alemãs – processo de colonização...


Alemanha
“Os alemães conseguiram estabelecer efetivamente sua dominação no sudoeste da África no final do século XIX, essencialmente em função da hostilidade de mais de um século que impedia a união dos Nama e dos Maherero. No Togo, os alemães aliaram-se aos pequenos reinos dos Konkomba, dispersos, e dos Kabre. Em Camarões foi ao norte que o comandante alemão major Hans Dominik encontrou mais dificuldades. Em compensação, a conquista da África Oriental alemã foi a mais feroz e a mais demorada de todas as guerras de ocupação efetiva, prolongando-se de 1888 a 1907” BOAHEN,1991, p. 60.


Concessões Italianas e Alemãs – processo de colonização...

Itália


“Em 1883, teve êxito em ocupar uma parte da Eritréia. Também já obtivera a costa oriental da Somália, depois da primeira partilha do Império Omani, em 1886. A Itália informou as outras potências européias que a Etiópia era um protetorado italiano, mas ao tentar a ocupação deste protetorado fictício, sofreu uma derrota em Adowa, em 1896. Conseguiu, no entanto, conservar seus territórios na Somália e na Eritréia. Na África do Norte somente em 1911 é que a Itália logrou ocupar as zonas costeiras da Cirenáica e da Tripolitânia (atual Líbia). BOAHEN,1991, p. 60.

Permanências e mudanças...


A colonização comprometeu duramente o desenvolvimento da África. Hoje o continente abriga boa parte dos países mais pobres do planeta. “No plano político, o legado do colonialismo inclui a tradição de administração de cima para baixo, a persistência de burocracias que fornecem poucos serviços e um baixo senso de identidade e interesse nacional. Os Estados são geralmente fracos, ineficientes e brutais”, diz Shear. “Economicamente, o colonialismo produziu, em sua maior parte, economias dependentes, monoculturistas e não integradas, que atendem prioridades externas e não internas.”

A situação atual dos países africanos pode ser atribuída à pressa que os colonizadores tiveram em transformar a realidade local. Isso fez com que o continente pulasse etapas importantes. “O maior problema é que, em apenas algumas décadas, as sociedades tradicionais africanas foram lançadas em uma situação totalmente desconhecida. Você não pode criar um sistema capitalista e Estados democráticos de um dia para outro, em poucas gerações. As próprias sociedades tradicionais européias precisaram de séculos para chegar a esse resultado”, diz Guy Vanthemsche. Essa chance nunca foi dada aos africanos.
In: http://historia.abril.com.br/politica/partilha-africa-434731.shtml

Concessões Italianas e Alemãs cronologia...


1880 – Empresas alemãs se estabelecem nos Camarões.
1884 – Fundação da Sociedade Alemã de Colonização.
1885 – Protetorado alemão na África Oriental
- Italianos tomam a Eritréia.
- Fundação da Companhia Alemã da África Oriental.
1889 – A Itália adquire a Somália.
1912 – Aquisição da Líbia pela Itália.



REFERÊNCIAS


nBOAHEN, A. Adu; Comite Cientifico Internacional para a Redação de uma Historia Geral da África - UNESCO. História geral da África VII: a África sob dominação colonial, 1880-1935. São Paulo: Ática, 1991.
nHERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
nBRUNSCHWIG, Henri. A partilha da África Negra. São Paulo: Perspectiva, 1974.
nMACKENZIE, J. M. A partilha da África: 1880-1900, e o imperialismo europeu no século XIX. São Paulo: Ática, 1994. 78 p
nSite:
nhttp://www.tamandare.g12.br/Aulafrica/conferencia%20de%20berlim.htm, acesso em 11/07/2009.






























































Colônias Italianas: Líbia, Somália, Parte da Argélia e Tunísia.







Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Fica fácil concluir que a belle époque só existiu para uns poucos, embora tecnicamente não fosse difícil estendê-la para um contingente maior. Mas, como se ouvem dos políticos brasileiros, "O que eu ganho com isto?".