No início do ano letivo de 2009, antes de iniciar as aulas propriamente ditas, foi proposto aos acadêmicos que elaborassem sua própria visão de África, o primeiro eixo temático da disciplina, conforme o plano de ensino apresentado.
A turma foi dividida em pequenos grupos, de, no máximo, quatro pessoas. Cada grupo elaborou, em papel sulfite previamente entregue, os conceitos/imagens/outros que seus componentes atribuíam à África naquele momento. Além do papel, também foram distriuídas revistas para recorte e material pedagógico, para que os grupos elaborassem cada qual um painel, o qual poderia ter o formato decidido pelos acadêmicos.
Após os debates internos e a elaboração do material proposto, cada grupo apresentou o painel elaborado, explicando o formato e o conteúdo deste.
Os objetivos foram discutir o conhecimento prévio dos acadêmicos e buscar algumas questões para debate na disciplina, bem como apresentar uma atividade possível de ser elaborada em turmas do ensino fundamental e médio, de forma prática. Assim, além da discussão do formato e conteúdo, também a aplicabilidade do método foi avaliada.
Como resultado, foram apresentados painéis variados, com alguns pontos em comum, na lógica dominação colonial-miséria-exploração, mas também os grupos trouxeram elementos de diversidade cultural, destacando o Egito, a riqueza natural (biodiversidade), a pré-história e outros elementos.
Com relação ao método, os acadêmicos destacaram a aplicabilidade em vários momentos, e ainda sugeriram que poderia se fazer um texto sobre as produções, bem como a possibilidade de retomar os conceitos e representações utilizados ao longo do desenvolvimento do eixo temático.
Buscar atividades que integrem as questões teóricas com as práticas acadêmicas é um dos objetivos da disciplina, e o método utilizado apresentou bons resultados neste sentido, conforme avaliado pelo grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário