Lei n° 10639-3
"Art. 26-A.
Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares,
torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O
conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da
História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura
negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional,
resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política
pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os
conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no
âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística
e de Literatura e História Brasileiras.” [Grifou-se]
Obstáculos a ser enfrentados
* Visão estereotipada acerca da África
* Ausência do tema nos cursos de graduação
* Professores despreparados
* Livros didáticos deficientes
* Pouco suporte de pesquisa
“O passado comunica o presente, o presente dialoga
com o futuro.”
Referências
Bibliográficas
Textos
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A África não está em nós. A história Africana no imaginário de estudantes do recôncavo baiano.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.
htm. Acesso em: 04/06/12
Imagens.
http://eportuguese.blogspot.com.br/2011/07/o-lado-mais-belo-de-africa-parte-1.html. Acesso em: 04/06/12
http://neab-cefet.blogspot.com.br/2011/05/africa-brasil-um-outro-mundo-e-possivel.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário