terça-feira, 31 de julho de 2012

África em sala de aula - II


 Lei n° 10639-3
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.” [Grifou-se]

Obstáculos a ser enfrentados
* Visão estereotipada acerca da África
* Ausência do tema nos cursos de graduação
* Professores despreparados
* Livros didáticos deficientes
* Pouco suporte de pesquisa 
“O passado comunica o presente, o presente dialoga com o futuro.” 
Referências Bibliográficas

Textos  

OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A África não está em nós. A história Africana no imaginário de estudantes do recôncavo baiano.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.
htm. Acesso em: 04/06/12

Imagens.


http://eportuguese.blogspot.com.br/2011/07/o-lado-mais-belo-de-africa-parte-1.html. Acesso em: 04/06/12

http://neab-cefet.blogspot.com.br/2011/05/africa-brasil-um-outro-mundo-e-possivel.html

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