Apresentação em seminário a partir do texto: OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos
bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf, acesso em 18/06/2012.
Acadêmicas: Evelise Laube Neumann e Vanessa Soares de Castro.
Imagem da capa.
África: uma problematização escolar
Visões sobre a África
“A África não é uma parte histórica do mundo.
Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela.
[...] Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-histórico, o espírito não
desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui
apresentado apenas como no limiar da história do mundo.” (Hegel, século XIX)
“Pode ser que, no futuro,
haja uma história da África para ser ensinada. No presente, porém, ela não
existe; o que existe é a história dos europeus na África. O resto são trevas
[...], e as trevas não constituem tema de história.” (Sir Hugh Trevor-Hoper, 1963)
“A visão que se tem do
Brasil e da América do Sul é que somos todos índios e pobres. A visão que se
tem da África é de que também é um continente só de pobre. (Ex presidente LuLa, 2003)
Análise
do Pensamento escolar
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