domingo, 29 de julho de 2012

África em sala de aula - I

Apresentação em seminário a partir do texto: OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos
bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf, acesso em 18/06/2012.
Acadêmicas: Evelise Laube Neumann e Vanessa Soares de Castro.


Imagem da capa.

África: uma problematização escolar









Visões sobre a África
 
“A  África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela. [...] Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-histórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo.” (Hegel,  século XIX)

“Pode ser que, no futuro, haja uma história da África para ser ensinada. No presente, porém, ela não existe; o que existe é a história dos europeus na África. O resto são trevas [...], e as trevas não constituem tema de história.” (Sir Hugh Trevor-Hoper, 1963)

“A visão que se tem do Brasil e da América do Sul é que somos todos índios e pobres. A visão que se tem da África é de que também é um continente só de pobre. (Ex presidente LuLa, 2003)

Análise do Pensamento escolar




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