domingo, 2 de maio de 2010

Ásia – divide et impera. A Índia – Parte II/B

Resistências sufocadas (ver post anterior)

Após dois meses, as tropas britânicas derrotaram o principal exército dos cipaios perto de Delhi, conseguindo sitiar a cidade com a ajuda de forças siques, pachtuns (grupo étnico-linguístico do norte da Índia) e gurkhas (força de elite do exército britânico na Índia). Duas semanas depois, a cidade foi tomada, Bahadur Shah foi preso e seus filhos, executados.
Também na região de Kanpur, com o apoio (apesar de não declarado), de Nana Sahib, houve revoltas; os cipaios sitiaram os britânicos e depois os massacraram, apesar da promessa de salvo-conduto. As mulheres capturadas foram executadas a machadadas, o que os britânicos usaram para declarar formalmente a guerra. Kanpur foi retomada. Nana Sahib escapou, mas provavelmente morreu tentando escapar da Índia.

A rebelião estendeu-se a várias regiões da Índia, mas as divisões internas e a força britânica levaram ao fim do movimento. A maioria dos cipaios foi executada por enforcamento.
Fotografia: cipaios executados, 1858. Fonte: http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Ficheiro:Indian_Rebellion_Hangings.gif





A Índia durante os conflitos

Estados rebeldes
1.Jhajjar, Dadri, Farukhnagar e Bahadurgarh
2.Amjhera
3.Shagarh
4.Biaj Raghogarh
5.Singhbum
6.Nargund
7.Shorapur
Protetorados britânicos/principados
A.Kashmir (Principado independente)
B.Kapurthala
C.Patiala
D.Sirmur
E.Bikaner
F.Jaipur
G.Alwar
H.Bharathpur
I.Rampur
J.Nepal (Principado independente)
K. Sirohi
L. Mewar
M. Bundi
N. Jaora
O. Bijawar
P. Ajaigar
Q. Rewa
R. Udaipur
S. Keonjhar
T. Hyderabad

Legenda: em preto, estados rebeldes; em azul escuro, estados fiéis à Coroa, mas com exército rebelde; em azul, protetorados; em marrom, áreas britânicas afetadas pela rebelião; em verde, estados neutros; em creme, extensão dos domínios britânicos (tradução pela autora). http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Indian_revolt_of_1857_states_map.svg


O fim da guerra dos cipaios


A revolta provocou o fim da administração da Cia. Britânica das Índias Orientais. Em agosto de 1958 a coroa britânica assumiu o governo da Índia, designando um secretário de Estado para os assuntos indianos, instiuindo-se o vice-rei da Índia como o chefe da administração local. A Cia. foi abolida e os britânicos procuraram integrar os governantes nativos na administração colonial.
O vice-rei terminou a política de anexações, decretou a tolerância religiosa e admitiu indianos no serviço público. Bahadur Shah foi julgado e condenado ao exílio.
Em 1877, a rainha Vitória recebeu oficialmente o título de Imperatriz da Índia, que foi integrada ao Império Britânico (Raj Britâncio)


Charge de 1876: Vitória em vias de se tornar imperatriz da Índia. A ironia vem da história de Aladim: o vendedor fala: “troco novas coroas por velhas!”. http://www.cartoonstock.com/vintage/directory/b/british_india.asp

3 comentários:

Juliano Carvalho Bueno disse...

Show de bola seu blog professora...Sempre acesso quando posso...ok!!! Beijão!!!

Adriane Schroeder disse...

Obrigada, Juliano!

Esteja à vontade para acessar, criticar e contribuir.
:-*

Nanael Soubaim disse...

Nada a ver com a nossa Nana, heim! Ele, que temeria Kali, foi devorado por sua fúria. Acabou nivelando, aos olhos ocidentais, indianos e ingleses, findando qualquer simpatia que pudessem ter noutros países europeus.