terça-feira, 16 de março de 2010

Ásia – divide et impera: A Índia – Parte I/C

Controlando a Índia


Os portugueses foram os primeiros europeus a se estabelecer na região, com Vasco da Gama em 1498.
Em relação à Índia, contudo, o predomínio coube à Inglaterra, que se apossou definitivamente da Índia em 1763, após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), quando a França fora obrigada a cedê-la aos ingleses.
A influência inglesa sobre a Índia, na verdade, tem início já no século XVII, através de tratados comerciais com a região.
Esses acordos, aos poucos, foram condicionando a Índia a perder sua autonomia política.

Neocolonialismo. Inglês lê cartas servido por indianos, início do século XX. ttp://libertario08.files.wordpress.com/2009/04/neocolonialismo-ingles-le-cartas-servido-por-indianos-inicio-do-sec-xx.jpg





A dominação e o arroz
•Entre as ideologias para dominação, está uma relacionada ao darwinismo social: o consumo de arroz. Durante quase cem anos, os ingleses chegaram a utilizá-lo para justificar a dominação da Índia.
•Os comedores de carne, diziam, precisavam tomar conta da multidão mantida pelo arroz subserviente.
•A ironia: os indianos não precisaram mudar o seu regime alimentar para mandar os comedores de carne de volta para casa.
•O fato: o cereal é base de alimentação de um terço da população do planeta, mas ainda é acusado de ser pouco nutritivo.

Plantação de arroz na Índia.
http://www.voyagesphotosmanu.com/Complet/images/cultura_arroz.jpg


Domínio, passo-a-passo

A questão política, quanto ao domínio inicial: o controle britânico se dava por meio do vice-rei, autoridade máxima na colônia, que prestava contas ao Ministério das Colônias, em Londres. Internamente, a Índia compreendia duas formas de administração: mais da metade do território era controlada diretamente por funcionários coloniais britânicos; havendo 562 principados de diversos tamanhos, sob a autoridade de governantes hereditários, hindus ou muçulmanos. Os títulos desses pequenos monarcas podia variar, mas o mais comum era o de marajá
Em meados do século XIX, os britânicos controlavam grande parte do território indiano e submetiam a população às regras de aduana e ao confisco de recursos naturais, antes pertencentes ao povo, e agora intermediados pelo comércio inglês.


Domínio com sal

O sal, por exemplo, foi um dos recursos naturais proibido de ser produzido pelos hindus, durante a dominação da Índia, pelos britânicos. Assim, os hindus, moradores da região banhada pelo oceano Índico, com várias salinas naturais, eram proibidos de produzir e comercializar o sal, que passou a ser monopólio inglês.
Com o monopólio, os hindus eram obrigados a comprar o produto dos britânicos. Caso descumprissem as "Leis do Sal", os indianos estavam sujeitos a brutais punições de violência física, repressão armada e prisão.

Ver texto: A Tributação do sal na Índia - Alguns apontamentos.

O sal tempera o domínio.
O mapa (destaque inserido pela autora) mostra as regiões de Pequena e Grande Rann de Kutch, milenares produtoras de sal. http://www.shunya.net/Pictures/WesternIndia/Gujarat/LittleRannKutch/RannMap.jpg

A “democracia” adora cercas


• À esquerda, a grande cerca da Índia, construída pelos britânicos para evitar o contrabando de sal. Observe que ela separa as regiões das grandes salinas naturais a leste e a oeste. Em preto, as regiões aduaneiras, em verde sobre preto, a cerca propriamente dita.
http://www.roymoxham.com/userimages/Hmap.gif
• A questão do sal foi uma das que ampliou os movimentos de resistência à dominação britânica. Na foto, trabalhadores das minas da Pequena Rann de Kutch, atualidade.
http://www.shunya.net/Pictures/WesternIndia/Gujarat/LittleRannKutch/LittleRannOfKutch.htm

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

O que os ingleses fizeram, convenhamos, foi quase um "Roma in concert, Vol 2". Cometeram quase todos os erros do antigo Império.