terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ásia – divide et impera: A Índia – Parte I/A

Os post a seguir fazem parte de aulas expositivas-dialogadas, sendo originalmente apresentadas em slides.


A figura ao lado foi utilizada para representar a pluralidade hindu: suas cores, línguas, culturas e sabores.
http://thumbs.dreamstime.com/thumb_400/1242729068an8r3z.jpg



Abaixo, destaque para a Índia em relação ao globo.












Muitos olhos para a Ásia: a partilha da Índia



A Índia foi, no decorrer dos séculos XVI a XIX, uma das regiões mais cobiçadas por diversas nações européias.
Dela derivava o nome das terras “descobertas”: “As Índias”.
Os ingleses, no século XIX, assenhorearam-se da maior parte de seu território até o Ceilão (Sri-Lanka).
Impediram o surgimento de um poder central forte e estabeleceram um regime de "protetorado" sobre a Índia - regime que, na prática, significava a intervenção na administração local.
Ou seja, primeiramente agiu conforme o “imperialismo indireto”.

A Índia e suas representações no Grande Império Britânico – mapa original de 1886.




Índia, a joia da coroa

Algumas vezes pela força bruta, outras tantas por meio de intrigas promoivdas pelos britânicos, os principados em que a Índia estava dividida iam sendo submetidos à administração da Companhia das Índias Orientais, empresa britânica que detinha o monopólio do comércio com o Oriente.
A Índia, chamada de “A joia da coroa britânica”, se tornou a mais importante colônia do antigo Império Britânico, não só como fonte de matéria-prima, mão de obra barata e mercado, mas também como porta de entrada a outras regiões da Ásia, como foi o caso da China (por exemplo, na Guerra do Ópio - vide posts referentes).
A denominação oficial da chamada Índia Britânica era Império da Índia , na verdade um grande subcontinente que ia das fronteiras do Irã e Afeganistão (oeste) até os limites do Tibete e da China (norte e nordeste), e à divisa com o Sião (hoje Tailândia), a leste. Em 1937, a Birmânia (hoje Myanmar), ao sudoeste, passou a constituir uma colônia separada.

O Império britânico por si mesmo: Mapa-propaganda, mostrando o império britânico e anunciando: compre produtos imperiais daqui (“home”) e de além-mar. http://www.ux1.eiu.edu/~cfnek/syllabi/brit.htm

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Os mapaas de hoje têm uma precisão capaz de localizar bactéria por bactéria de um continente, mas são paupérrimos se comparados os daquela época, que se prestam muito melhor para o aprendizado dos leigos.