domingo, 7 de novembro de 2010

Movimentos de resistências na ocupação da África: França e Inglaterra

Muitas vezes o ensino de história tende a generalizar os acontecimentos e as reações diante dele. Ao falarmos da ocupação européia na áfrica devemos estar atento a esse fato e procurar mostrar as diversas formas de reações à dominação imposta pelos europeus neste continente. Levando em conta que a dominação não foi efetiva em todos centros, mas circunscrita aos pequenos centros e seus arredores, espaços de produção os e seus escoamento.

A resistência a esta ocupação tem um conjunto de pressupostos que se apresentam diversos quanto à forma e intensidade em um processo marcado pela violência, despropósito e irracionalidade o confisco de terras, formas compulsórias de trabalho, impostos e racismo.

As contradições em relação à resistência africana diante do domínio europeu está na pouca importância atribuída ao tema, pela crença da passividade dos africanos. A identificação dos movimentos de resistência como de pequena envergadura e desorganizado e a classificação das sociedades africanas em organizadas e hierarquizadas politicamente e aquelas desorganizadas e politicamente descentralizadas.

É preciso levar em conta que os movimentos de resistências tinham os mais variados motivos. Eram movidos por interesses econômicos, religiosos e sociais. Também não podemos através de uma visão maniqueísta dividi-los entre africanos subjugados tentando lutar contra invasores europeus, muitas vezes os africanos se aliavam aos europeus para lutar e conquistar territórios de outras tribos africanas. Muitos governantes africanos (denominados pelas mais diferentes nomenclaturas para definir um líder), optavam num primeiro momento pela submissão aos protetorados, e em outro momento quando essa submissão já não atendia seus interesses ou se via ameaçado em sua soberania optava pela resistência armada.

Referência bibliográfica

HERNANDEZ, Leila L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

BOAHEN, A. Adu; Comitê Cientifico Internacional para a Redação de uma Historia Geral da África - UNESCO. História geral da África VII: a África sob dominação colonial, 1880-1935. São Paulo: Ática, 1991.



Texto roteiro da apresentação efetuada pelas acadêmicas, que incluiu uso de imagens e a aplicação de um jogo criado pela acadêmica Daniela Pereira, com base no clássico War (r), envolvendo as estratégias de dominação e resistências na África Contemporânea.

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Generalizar é fácil, mas especialmente útil para incutir ideologias, ou seja, dogmatizar o pensamento do aluno.